Como ajudar microempreendedores do meu bairro tem me ajudado a mudar de carreira

Lucas Rocha
4 min readFeb 8, 2021

Após decidir me aventurar pelo mundo da experiência de usuário, entendi que precisava de uma forma de mostrar o meu conhecimento. Logo, resolvi criar este texto, para mostrar um pouco do que venho aprendendo nessa aventura.

Antes de efetivamente dar início ao tema, preciso te contar o que me motivou a estar aqui hoje.

Em 2020, logo após conseguir meu tão sonhado cargo de desenvolvedor na empresa em que eu sempre quis trabalhar, tive um período de auto reflexão e descobri que não me vejo como Desenvolvedor de sistemas. Com isso, depois de meses de dúvidas, inseguranças, pesquisas, construções e reconstruções, decidi me aventurar por uma nova área: descobri que era apaixonado por usabilidade e como uma boa experiência de usuário pode render bons frutos, tanto para a pessoa que tem essa experiência quanto para quem a propõe.

Agora que fomos quase formalmente apresentados, vamos ao que interessa O problema .

Pensando em como montar meu primeiro case, tive a ideia de fazer um sistema (mobile e web) cujo objetivo era conectar pessoas que precisam de algum serviço e/ou produto a microempreendedores locais que possam oferecê-los, de modo fácil e intuitivo. Neste artigo, explicarei todo o processo desde as pesquisas até os protótipos de alta fidelidade

Tentei resumir o problema em uma frase simples.

1º Passo: Pesquisa de dados

Certo, agora que eu tenho um problema, achei que seria interessante realizar uma pesquisa. Fiz dois formulários no Google Forms, um para os que prestam algum serviço ou fornecem algum tipo de produto, e outro para os que consomem produtos e serviços (possíveis clientes). Aqui embaixo tem as perguntas usadas nos dois formulários.

Formulário para prestadores de serviço ou fornecedores de produtos

1º — Qual o tipo de serviço ou produto que você oferece ?

2º — Qual ferramenta você usa para divulgar seus serviços e produtos ? (Celular ou Computador)

3º — O seu negócio é a sua principal fonte de renda ou você é freelancer ?

Resultado da pesquisa com prestadores de serviços e produtos

Formulário para quem está procurando por um serviço ou produto

1º — Qual serviço ou produto você costuma procurar ?

2º — Sexo (masculino ou feminino)

3º — Idade (20–35 | 35–50 | +50 )

Resultado da pesquisa com clientes

2º Passo: Criando a história

Criei duas histórias resumidas frases nas visões do cliente e do prestador de serviços

3º Passo: Vamos as Personas

Bom, agora que eu tinha uma ideia do que eu precisava fazer e de quem eu precisava ter como foco, hora de criar as personas!

Persona de quem procura por um serviço
Persona de quem oferece um serviço

4º Passo: Pesquisa competitiva

Neste momento, eu já tinha as personas e muitas coisas já haviam ficado menos nebulosas, e com a pesquisa, muitas dúvidas foram tiradas. Ufa, senti que conseguiria concluir!

Optei por não dar nomes aos concorrentes :)

5º Passo: Que que eu “to” fazendo ??

Tá, agora eu já fiz as personas, criei a história, fiz as pesquisas, tudo bonitinho. Agora eu precisava do principal dessa brincadeira toda… O Produto!

“Criar um sistema, onde microempreendedores locais e pessoas que precisam de um serviço ou produto consigam se conectar umas as outras.”

6º Passo: O fluxo

Confesso que descobri uma certa dificuldade em fazer essa tarefa.

7º Passo: E finalmente, o protótipo

Finalmente, depois de tantos estudos, pesquisas e dúvidas temos nosso protótipo navegável da versão mobile, como imprevistos aconteceram acabei concluindo apenas a parte de pesquisa por parte de quem precisa de um serviço, quer dar uma olhada ? só acessar esse link aqui :)

Obrigado pela leitura :D

--

--

Lucas Rocha

Estudante de teologia, engenheiro de software, toco varios instrumentos e sou ruim em todos eles