Como ajudar microempreendedores do meu bairro tem me ajudado a mudar de carreira
Após decidir me aventurar pelo mundo da experiência de usuário, entendi que precisava de uma forma de mostrar o meu conhecimento. Logo, resolvi criar este texto, para mostrar um pouco do que venho aprendendo nessa aventura.
Antes de efetivamente dar início ao tema, preciso te contar o que me motivou a estar aqui hoje.
Em 2020, logo após conseguir meu tão sonhado cargo de desenvolvedor na empresa em que eu sempre quis trabalhar, tive um período de auto reflexão e descobri que não me vejo como Desenvolvedor de sistemas. Com isso, depois de meses de dúvidas, inseguranças, pesquisas, construções e reconstruções, decidi me aventurar por uma nova área: descobri que era apaixonado por usabilidade e como uma boa experiência de usuário pode render bons frutos, tanto para a pessoa que tem essa experiência quanto para quem a propõe.
Agora que fomos quase formalmente apresentados, vamos ao que interessa — O problema .
Pensando em como montar meu primeiro case, tive a ideia de fazer um sistema (mobile e web) cujo objetivo era conectar pessoas que precisam de algum serviço e/ou produto a microempreendedores locais que possam oferecê-los, de modo fácil e intuitivo. Neste artigo, explicarei todo o processo desde as pesquisas até os protótipos de alta fidelidade
1º Passo: Pesquisa de dados
Certo, agora que eu tenho um problema, achei que seria interessante realizar uma pesquisa. Fiz dois formulários no Google Forms, um para os que prestam algum serviço ou fornecem algum tipo de produto, e outro para os que consomem produtos e serviços (possíveis clientes). Aqui embaixo tem as perguntas usadas nos dois formulários.
Formulário para prestadores de serviço ou fornecedores de produtos
1º — Qual o tipo de serviço ou produto que você oferece ?
2º — Qual ferramenta você usa para divulgar seus serviços e produtos ? (Celular ou Computador)
3º — O seu negócio é a sua principal fonte de renda ou você é freelancer ?
Formulário para quem está procurando por um serviço ou produto
1º — Qual serviço ou produto você costuma procurar ?
2º — Sexo (masculino ou feminino)
3º — Idade (20–35 | 35–50 | +50 )
2º Passo: Criando a história
3º Passo: Vamos as Personas
Bom, agora que eu tinha uma ideia do que eu precisava fazer e de quem eu precisava ter como foco, hora de criar as personas!
4º Passo: Pesquisa competitiva
Neste momento, eu já tinha as personas e muitas coisas já haviam ficado menos nebulosas, e com a pesquisa, muitas dúvidas foram tiradas. Ufa, senti que conseguiria concluir!
5º Passo: Que que eu “to” fazendo ??
Tá, agora eu já fiz as personas, criei a história, fiz as pesquisas, tudo bonitinho. Agora eu precisava do principal dessa brincadeira toda… O Produto!
“Criar um sistema, onde microempreendedores locais e pessoas que precisam de um serviço ou produto consigam se conectar umas as outras.”
6º Passo: O fluxo
7º Passo: E finalmente, o protótipo
Finalmente, depois de tantos estudos, pesquisas e dúvidas temos nosso protótipo navegável da versão mobile, como imprevistos aconteceram acabei concluindo apenas a parte de pesquisa por parte de quem precisa de um serviço, quer dar uma olhada ? só acessar esse link aqui :)
Obrigado pela leitura :D